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Música litúrgica: símbolo da unidade espiritual da assembléia

 
 

A relação do canto ritual com o sagrado nos coloca em comunhão com o mistério – que é divino –, com nós mesmos e com os demais, de modo que podemos formar um coro de homens e mulheres sagrados.

Música litúrgica ou música ritual é o conceito acentuado pelo Concílio Vaticano II para denominar a música que, ou é o próprio rito, ou acompanha o rito nas celebrações litúrgicas. Esta novidade trouxe um referencial à realidade eclesial: a de que se tem uma identidade comunitária, isto é, quando se canta a celebração e na celebração, canta-se a força da realidade do que este ato pode simbolizar, ou seja, por meio da união das vozes que entoam um canto, visibiliza-se a unidade da Igreja, reunida em assembléia.

Os Pais da Igreja (aqueles que conviveram com os apóstolos ou próximos deles) consideravam esta união sonora de vozes como o símbolo de uma realidade mais profunda, já que o canto comunitário é a manifestação externa da união dos corações na mútua caridade, é sinal da fraternidade espiritual entre os todos os membros da assembléia reunida, cuja imagem retrata o uníssono dos corações. S. João Crisóstomo, outro Pai da Igreja, diz que no canto a uma só voz há uma realidade simbólica da Igreja, que de muitos membros forma um só corpo. S. Ambrósio diz que a relação do canto ritual com o sagrado nos coloca em comunhão com o mistério – que é divino –, com nós mesmos e com os demais, de modo que podemos formar um coro de homens e mulheres sagrados.

Outros foram unânimes em dizer que o canto ritual exerce um nobre serviço à atualização da Palavra de Deus, é sinal da alegria e do amor cristão; é o símbolo do sacrifício espiritual do cristão. Isto transcorreu os tempos e está presente na liturgia. Observemos o prefácio da Prece Eucarística, este aponta a realização do canto da terra, na imitação perfeita do canto dos anjos no céu, apresentados no cantando a uma só voz, antes da aclamação do Santo.

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