Início > Espiritualidade > Conversando sobre o Ofício Divino

Conversando sobre o Ofício Divino

Todo serviço que realizamos para melhorar o mundo é uma liturgia, um Ofício Divino.

Ofício Divino refere-se à tradição da Igreja de celebrar em determinadas horas do dia, especialmente de manhã e à tarde. É chamado também Liturgia das Horas. O nome “Liturgia das horas” ou “Ofício Divino” indica que se trata de uma ação. O termo liturgia é derivado de duas palavras gregas: laós, que quer dizer povo, e ergon, que significa ação, ofício, trabalho, obra, serviço.

Podemos dizer que todo serviço que realizamos para melhorar o mundo é uma liturgia, um Ofício Divino, mais ainda se o fazemos em comunhão com Jesus Cristo, em obediência à vontade do Pai, deixando-nos conduzir pelo Espírito, como fez Jesus. Contudo, como seres humanos, temos necessidade de expressar em linguagem simbólica o conceito do que somos, cremos e fazemos, por isso rezamos e celebramos com símbolos, ritos e preces.

Nesse sentido, o Ofício Divino é o trabalho comunitário de dar graças ao Pai, como Corpo de Cristo e em nome de Jesus, por meio de salmos e cânticos bíblicos, hinos, leituras, orações, ações simbólicas, música… É a confirmação de nossa adesão a Deus, renovando nosso compromisso com sua obra no mundo.

Mas o Ofício Divino não é apenas nossa ação em relação a Deus. É também “obra de Deus” em nosso favor. Não somos nós que vamos a Deus por primeiro; é ele que vem a nós e toma a iniciativa de nos reunir e de fazer conosco uma aliança. Ele mesmo coloca em nossa boca as palavras da nossa oração. Então a obra é mais dele do que nossa. Por isso, não apenas falamos, mas escutamos com toda nossa atenção e respondemos acreditando que o Espírito de Deus realiza em nós aquilo que nossa ação significa.

Enquanto fazemos nossa parte, Deus efetiva em nós o seu trabalho operando a santificação, “moldando-nos” conforme o agir de Jesus.

A oração do Ofício Divino, que é a oração de todo povo de Deus nos coloca neste patamar.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: