Início > Liturgia > Palavra é celebrada na 2ª etapa da Escola de Liturgia 2011

Palavra é celebrada na 2ª etapa da Escola de Liturgia 2011

Entre os dias 10, 11 e 12 de junho aconteceu na cidade de Lins (SP) a 2ª Etapa da Escola de Liturgia 2011. Membros das paróquias Imaculada Conceição, São Brás, São Benedito e São Cristóvão, de Birigui, e São José, de Piacatu, participaram do fim de semana de aprendizado, que desta vez, estudaram a Liturgia da Palavra. A Escola de Liturgia é uma iniciativa da Rede Celebra – CNBB em parceria com o Instituto Teológico de Lins (ITEL) e o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI – Birigui. Também estiveram presentes pessoas das dioceses de Assis, Lins, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Para inserir os participantes no conteúdo estudado, os assessores Ir. Penha Carpanedo, padre Laudemiro Borges e o músico Eurivaldo Ferreira utilizaram a técnica da construção do conhecimento em conjunto, no qual todos têm direito a opinar, ou seja, a Palavra é de todos.

A partir da música “Palavras ao Vento”, de Cássia Eller e do texto “Escova”, de Manoel de Barros, os participantes foram instigados a pensar sobre a dimensão dialogal da Palavra de Deus na liturgia. Compreenderam que esta parte da celebração é o momento no qual o próprio Deus conversa com cada um de nós por meio da Palavra de vida que gera transformação.

O contexto histórico da Liturgia da Palavra também foi realçado a partir do estudo de textos dos primeiros pais da Igreja. Além disso, os participantes também receberam dicas de como praticar uma boa leitura. Foram alertados sobre técnicas de voz e expressão corporal que enriquecem o diálogo do criador com a comunidade, visto que no momento da proclamação da Palavra o próprio Cristo é quem fala. Essas teorias foram postas em prática através de vivências e celebrações.

O método da leitura orante da Palavra também foi uma das propostas vivenciadas. Trata-se da prática de ler o texto, meditar sobre ele, pensar sobre o que ele nos leva a dizer a Deus (oração) e contemplá-lo, ou seja, como nos indica a enxergar o mundo a nossa volta.

Celebrações
Na Escola de Liturgia tudo é conteúdo. As teorias foram enriquecidas por celebrações que tiveram como base o Ofício Divino das Comunidades, algo novo para muitos dos participantes. Por meio dos Ofícios, foi possível assimilar a dimensão espiritual de todo o conteúdo estudado.

Esta etapa aconteceu em um momento extremamente especial para a Igreja: a Semana da Unidade dos Cristãos e a solenidade de Pentecostes. Com isso, as celebrações foram dotadas de muita beleza, de modo que este mistério pudesse ser vivenciado de corpo e espírito pelos participantes. O Ofício da Vigília, na noite de sábado, e a Missa, no domingo de manhã realçaram esta dimensão de unidade proposta pelo mistério celebrado. Momentos festivos com elementos da tradição junina fizeram com que a unidade se fortalecesse por meio das relações de amizade entre os participantes.

Todo o grupo retorna para suas comunidades, com o desafio de continuar animando nossas liturgias, fazendo com que elas sejam ainda mais vivas, de modo que todo o povo possa participar de corpo e alma dos momentos celebrativos.

A próxima etapa da Escola de Liturgia acontecerá no mês de outubro e terá como tema a Liturgia Eucarística.

(Extraído de: http://www.imaculadabirigui.com.br/2010/noticiasNews.php?id=209)

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: