Início > Canto e Música ritual > 25º CELMU aconteceu na capital de São Paulo

25º CELMU aconteceu na capital de São Paulo

IMG_1410

De 5 a 15 de janeiro aconteceu na capital de São Paulo o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-musical (CELMU), promovido por várias entidades que dialogam na dimensão ecumênica e com o apoio do Setor de Música Litúrgica da CNBB.

O curso é realizado em três etapas que duram 10 dias cada, sempre no mês de janeiro, com entrega de certificados. Há também a possibilidade da realização de uma 4ª etapa para aqueles que já o concluíram e desejam aprofundamento e reciclagem. A edição comemorativa de 25 anos neste ano contou com mais de 100 participantes de várias regiões do país, e aconteceu no Colégio Cristo Rei, na Vila Mariana.

O CELMU quer dar oportunidade à criação de momentos e espaços favoráveis para o conhecimento e o fazer litúrgico-musical. É oferecido a pessoas que se dispõem a serem, de alguma forma, multiplicadores e animadores da formação litúrgico-musical nas bases. Ele quer fomentar a formação para a música litúrgica, auxiliando as comunidades do Brasil, a fim de que possam expressar cantando uma música que ajude a vivenciar o Mistério Pascal, força propulsora da própria música litúrgica, presente e celebrado nos diversos momentos do Ano Litúrgico nas diversas comunidades e congregações cristãs que se unem em suas assembleias no Dia do Senhor.

Com um corpo docente qualificado que atua nas diversas áreas da música em suas comunidades cristãs e na academia, o curso tem como teor e proposta o cuidado de um modo permanente da formação litúrgico-musical, a fim de garantir um cantar litúrgico autenticamente eclesial, belo, vibrante e significativo da riqueza insondável do Cristo e de seu mistério pascal, cantado como objeto da fé de inúmeras comunidades cristãs.

Várias matérias fazem parte da grade do curso, como Canto Coral, Canto Gregoriano, Educação Musical (Musicalização),  Harmonia e Contraponto, História da Música na Liturgia Cristã, Iniciação Musical (Metodologia para o ensino), Liturgia, Percepção Musical, Prática Instrumental, Prosódia, Regência, Cultura Popular, Técnica Vocal e Teoria Musical.

Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços eletrônicos: www.celmu.com.br e secretaria@celmu.com.br, com Maristela, ou ainda através do Setor de Música da CNBB: musica@cnbb.org.br.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: